3.17.2008

Ophrys picta



Nome científico: Ophrys picta
Família: Orchidaceae
Nome vulgar: Erva dos passarinhos
Local: Maceira TVD
Características e outros: Planta que pode chegar aos 70cm, quando se encontra á sombra e dentro do mato, mas normalmente não ultrapassa os 30cm. Flores brancas a rosas, cerca de 5 a 15 e pequenas. Folhas em roseta basilar, lanceoladas.

8 comentários:

  1. Esta espécie, embora pertença ao grupo scolopax, é a Ophrys picta, pois as suas pétatas são +_ filiformes ou ligeiramente triangulares. O labelo, além de ter uma convexidade acentuada, o seu ao tamanho é pequeno quando comparado com as sépalas. Na scolopax, além de outras características, as pétalas são triangulares ou acentuadamente cónicas e o labelo é mais largo e menos convexo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela ajuda na identificação, a razão para a minha identificação foi pelo tamanho total da planta, é que as Ophrys picta(que acho serem)são muito pequenas e com cerca de 4 a 5 flores, e uma destas tinha cerca de 13flores.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  3. A Ophrys picta normalmente tem 4 a 12 flores e 15 a 40 cm de altura, o facto de ter 13 ou 15 peças florais, o que pode acontecer, não implica que passe a se designada por outro nome, a picta é sempre picta, qualquer que seja o nº de peças florais, embora tudo seja racional. O que a distingue da scolopax são as diferentes características que têm entre si e não outras. Pessoalmente já fotografei pictas com 10/12 flores. Para mim, e não querendo ser aborrecido, trata-se da picta e não da scolopax.

    ResponderExcluir
  4. A Ophrys picta normalmente tem 4 a 12 flores e 15 a 40 cm de altura, o facto de ter 13 ou 15 peças florais, o que pode acontecer, não implica que passe a se designada por outro nome, a picta é sempre picta, qualquer que seja o nº de peças florais, embora tudo seja racional. O que a distingue da scolopax são as diferentes características que têm entre si e não outras. Pessoalmente já fotografei pictas com 10/12 flores. Para mim, e não querendo ser aborrecido, trata-se da picta e não da scolopax.

    ResponderExcluir
  5. Sim, já consultei mais alguma bibliografia e concordo consigo, é um Ophrys picta.
    Nas outras orquídeas que postei, concorda com a identificação? Não tem blog que possa visitar?
    Muito Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  6. Olá David! Não tenho blog que possas consultar, simplesmente sou um curioso de orquídeas silvestres portuguesas. Dou alguma ajuda, na classificação, a pessoal conhecido e faço pesquisa, no terreno, destas extraordinárias flores. Já estive, este ano na S. de Montejunto, 26 de Abril, à procura da Dactylorhiza insularis, estive perto, mas ainda não foi desta. Já tinha fotografado a insularis a 19 de Abril, nos arredores de Macedo de Cavaleiros e pretendia fazer comparação floral, com as de Montejunto, para o ano espero ser gratificado. Para ajuda, caso o entendas, o meu e-mail jabmonteiro@netcabo.pt

    ResponderExcluir
  7. Quanto às outras, parece-me que está tudo bem, excepto a lingua que está a ser polinizada, pois a configuração do labelo assemelha-se mais à strictiflora, contudo não é fácil de identificar com precisão, recorrendo só à foto, ainda mais com o insecto à entrada do hipoquilo, não dá para ver a cor do mesmo. Na lingua o hipoquilo é esbranquiçado e na strictiflora é cor de vinho, com pouca margem de erro, colocá-la-ia como sendo strictiflora.

    ResponderExcluir